FOTO: Divulgação |
A família de Alexei Navalny, opositor russo que morreu sexta-feira (16) na penitenciária de Yamalo-Nenets, na região ártica da Rússia, foi notificada oficialmente sobre a sua morte.
Os aliados políticos de Navalny confirmaram, neste sábado (17), que a mãe recebeu a notificação. Por outro lado, o governo russo diz que não entregará corpo até concluir investigação.
Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, disse em um comunicado no X (antigo Twitter) que os investigadores russos transferiram o corpo de uma colônia penal no Ártico para a cidade vizinha de Salekhard, onde será examinado.
Ainda na rede social, Kira Yarmysh disse que a mãe de Navalny chegou na manhã deste sábado (17) na colônia penal de Kharp. A família do opositor russo precisou esperar duas horas até que um oficial da prisão aparecesse para dizer que o corpo foi transferido para Salekhard.
A porta-voz de Navalny disse que os advogados e a mãe do opositor russo foram ao necrotério de Salekhard, mas o local estava fechado.
Outro advogado de Navalny, que foi ao Comitê de Investigação de Salekhard, foi informado de que “a causa da morte de Alexei ainda não foi estabelecida, um novo exame histológico foi realizado”. Os resultados, supostamente, estarão disponíveis na próxima semana.
Kira Yarmysh ainda revelou que "comitê de investigação afirmou que o corpo de Alexei não será entregue aos seus familiares até que a investigação seja concluída".
G1
Tags
Mundo