O governador do Amazonas, Wilson Lima, abriu hoje (11) o ano letivo dos cursos profissionalizantes de qualificação do Centro de Educação Tecnológica (Cetam) para 40 mil alunos na capital e interior do estado.
Conforme o governo, os cursos são nas modalidades presencial em Manaus e de ensino a distância.
Os cursos são na área da informática, tecnologia e inovação, indústria 4.0 e atividades de cultura maker. Neste ano, a oferta saltou de quase 9 mil vagas no início de 2023 para 40,2 mil, um aumento de aproximadamente 350%.
Do total, 25 mil alunos são da modalidade a distância e 15,2 mil presencial na capital, que começam os estudos divididos em 164 cursos.
Segundo o governador, além do aumento expressivo ser resultado da ampliação e reforma de unidades do Cetam, o Governo do Amazonas está atento às demandas do mercado e preparando mão de obra qualificada para diversas áreas, como estética, indústria 4.0, gastronomia, gestão e negócios, saúde e educação, entre outros.
No último edital para aulas presenciais, o Cetam ofertou vagas para seis cursos novos: agente de alimentação escolar; arduíno básico (plataforma de prototipagem eletrônica); gestão de salão de beleza e clínicas de estética; mediador escolar; técnicas de manufatura aditiva; e terapia para o autismo.
Tags
Política